Pular para conteúdo

Sobre o método científico não descrever a Realidade

O método científico não descreve a Realidade. Ele não tem capacidade para isso.

Na verdade, a aplicação do método em geral consiste em tirar o objeto de estudo da sua realidade (quero dizer tirar de onde está naturalmente) e aplicar a ele ações humanas e o que se tem ao final é a resposta do objeto de estudo às ações humanas. E isso não é a realidade.

Nós acessamos a realidade com os sentidos e a "retemos" na inteligência. No meio disso, há o processo de aprendizado que são as associações. Ou seja, o que é capaz em nós de chegar a realidade é a Lógica. O método científico é então apenas um instrumento onde obtemos informações, mas o output dele não é a explicação da realidade. Para absorvê-la é necessário subjugar o entendimento a ela, e não aplacá-la com os experimentos, ainda que uma ação assim possa ser bastante útil.

No entanto, para chegar a Realidade com 'R' maiúsculo do título, ou seja, o entendimento da união de todas as coisas, naturais e sobrenaturais, não há outro jeito senão submeter a inteligência a ação Divina que pode lhe infundir o conhecimento na alma (psiquê = alma em grego -> ψυχή (pronúncia: psyché)).